terça-feira, 2 de junho de 2015

Purê de Batatas com Alho Assado


Ingredientes:
700g de batatas, lavadas, descascadas e cortadas em cubos pequenos
1 cabeça grande de alho
1 colher (sopa) de azeite
1/2 colher (sopa) de sal
2 colheres (sopa) de manteiga (40g)
1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco ou de caixinha
Sal, pimenta do reino e páprica picante (a gosto)

Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno em 200 graus. Enquanto isso, retire a pele seca mais externa do alho e, com uma faca bem afiada, corte a parte de cima da cabeça, deixando à mostra cada dente. Pegue um pedaço de papel alumínio e coloque a cabeça bem no meio. Levante as pontas como se fosse formar um saco. Antes de fechar, regue a cabeça com o azeite. Disponha o saquinho em uma assadeira e leve ao forno por aproximadamente 45 minutos. Após esse tempo, verifique se os dentes estão moles. Se estiverem, tire do forno, caso contrário feche novamente o saco e deixe por mais 5 minutos. Cuidado para não queimar! Depois de pronto, retire do forno e deixe o saco aberto para esfriar um pouco.

Enquanto o alho está no forno, descasque e corte as batatas em cubos pequenos (caso já não tenha feito isso antes). Na metade do tempo de cozimento do alho, coloque as batatas para ferver em uma panela média com água gelada e meia colher (sopa) de sal. Cozinhe-as até que estejam bem macias. O cozimento leva em torno de 20 minutos, mas esse tempo pode variar, dependendo do seu fogão e do tamanho dos cubos de batatas. Use um garfo para verificar se estão macias.

Quando as batatas estiverem prontas, passe-as para o escorredor de macarrão. Volte com a panela vazia para o fogo e acrescente o creme de leite e a manteiga. Pegue a cabeça de alho (que deve estar mais fria e, portanto, mais fácil de segurar) e esprema os dentes para dentro da panela. Não tem problema se caírem pedaços pretos da raiz. Deixe ferver por 3 minutos com o alho. Coloque as batatas de volta na panela e misture bem. Desligue o fogo e amasse tudo, com um amassador de batatas ou com um garfo mesmo, misturando bem. Tenha certeza de que o alho está sendo amassado também. Tempere com sal e pimenta do reino, a gosto. Sirva em seguida com a páprica salpicada por cima.


Rendimento: serve 2 pessoas

Dica:
Se quiser deixar o purê mais apimentado, misture 1/2 colher (chá) de páprica picante junto com o creme de leite e a manteiga durante o preparo. A cor da páprica deixará o purê alaranjado, o que é bem diferente do que estamos acostumados, mas não menos delicioso.




Baseado na receita do site Cupcakeando:

Nenhum comentário:

Postar um comentário