sexta-feira, 12 de junho de 2015

Biscoitos Linzer com Nutella



O Biscoito Linzer é muito famoso nos Estados Unidos, principalmente na época do Natal. Sua receita é baseada na Torta Linzer (Linzertorte), originária da cidade de Linz, na Áustria, por isso também herdou seu nome.

Por serem lindos e deliciosos acho que combina muito bem com o Dia dos Namorados! Quem não gostaria de ganhar uma caixa recheada desses biscoitos?

Ingredientes:
2 xícaras de farinha
2/3 de xícara de farinha de amêndoas*
1/4 de colher (chá) de canela
1/4 de colher (chá) de sal
200g de manteiga em temperatura ambiente
2/3 de xícara de açúcar
1 ovo
1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
Nutella (para rechear)
Açúcar de confeiteiro (para polvilhar)

Modo de preparo:
Em uma tigela misture a farinha, a farinha de amêndoas, a canela e o sal. Reserve. Na batedeira bata em velocidade média/alta por alguns minutos a manteiga com o açúcar até virar um creme fofo e esbranquiçado. Adicione o ovo e a baunilha e bata novamente. Junte toda a mistura de farinha e em velocidade baixa bata somente até a farinha desaparecer e se incorporar à massa.

Retire a massa da batedeira, divida em duas partes e embrulhe cada uma em filme plástico, achatando bem no formato de um disco. Tente deixar a massa o mais achatado que conseguir. Leve à geladeira por no mínimo 2 horas, pois é extremamente importante deixar a massa gelada para conseguir abrir sem dificuldades. A massa pode ficar até 48 horas na geladeira, mas tome cuidado, pois se deixar muito mais do que isso ela pode ressecar.

Forre a(s) assadeira(s) com papel manteiga e pré-aqueça o forno a 180 graus. Retire um dos discos de massa da geladeira e, sobre uma superfície levemente enfarinhada, abra com o auxílio de um rolo até ficar com cerca de 0,5 cm de espessura.

Corte a massa com um cortador de biscoitos redondos. Use um outro mini-cortador, de qualquer formato, no centro da metade de cada "par" de biscoitos redondos. Você vai montar sanduíches com um biscoito "inteiro" e um biscoito "furado". Disponha as massas já cortadas na assadeira e leve ao forno por cerca de 12 minutos, até que os biscoitos fiquem dourados embaixo.

Retire da forma e deixe esfriar completamente sobre grades (se não tiver grade própria para biscoitos/cookies, use o escorredor de pratos, desde que limpo e seco). Quando os biscoitos estiverem totalmente frios, separe os "inteiros" dos "furados". Polvilhe açúcar de confeiteiro sobre as metadas "furadas". Espalhe cerca de 1 colher de café de Nutella sobre a metade "inteira" dos biscoitos e monte os sanduíches com a parte "furada" já polvilhada com o açúcar. Guarde em potes herméticos por até 1 semana.


Rendimento: aproximadamente 25 biscoitos (pares).



Dicas:
1. (*) A farinha de amêndoas pode ser feita em casa processando as amêndoas até virarem uma farinha grossa. Foi assim que eu fiz.
2. A receita original usa geleias para rechear no lugar da Nutella. Recomenda-se o uso de geleias escuras para formar contraste com a cor dos biscoitos. Só não deve ter pedaços de frutas ou sementes, afim de garantir que os sanduíches sejam colados melhor.
3.Utilizei 3 cortadores de biscoito, onde o redondo tem circunferência de aproximadamente 6 cm e o coração e a estrela tem 2,5 cm.
4. Você pode juntar os pedacinhos de massa que cortou do meio do biscoito redondo para formar outro biscoito, ou pode assá-los por 6-7 minutos e ter lindos mini-biscoitos para tomar com um cafezinho. Lembre-se apenas de assá-los em separado por conta do tempo no forno ser menor.




Receita original do site Xícara de Chá:

Um comentário: