terça-feira, 18 de novembro de 2014

Torta de Atum


Ingredientes da cobertura:
1/2 cebola picada
1 tomate sem semente picado
3 colheres (sopa) de cheiro verde
1 lata de atum (sem o óleo ou água)
Azeite, orégano, sal e pimenta do reino para temperar à gosto

Ingredientes da massa:
3 ovos
1 xícara (chá) de leite
1/2 xícara (chá) de azeite ou óleo
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo

3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
1 colher (chá) rasa de sal
Pimenta do reino à gosto
1 colher (sopa) de fermento em pó (químico)


Modo de preparo:
Unte e enfarinhe uma assadeira pequena redonda e reserve. Pré-aqueça o forno a 200ºC.

Em um bowl, misture bem a cebola, o tomate e o cheiro verde. Acrescente o atum e misture muito bem. Tempere com orégano, sal e um pouco de pimenta do reino. Regue com azeite e misture bem novamente. Reserve.

Em outro bowl, bata levemente os ovos e junte o leite. Vá misturando cada ingrediente adicionado com o batedor de arame (ou fuet). Adicione o óleo ou azeite. Depois, vá adicionando aos poucos a farinha de trigo, misturando sempre até ficar homogêneo e liso. Adicione o queijo ralado, o sal, um pouco de pimenta do reino e misture com uma espátula. Por fim, adicione o fermento em pó e misture para incorporar.

Despeje a massa na assadeira e cubra com a mistura de atum. Não despeje de uma vez a cobertura pois irá afundar na massa. Vá colocando aos poucos com a ajuda de uma colher.

Leve para assar a 200ºC por aproximadamente 45 minutos, ou até ficar dourado. Depois de pronto, aguarde esfriar um pouco para que a torta possa ser desenformada.

Dicas:
1- Ao invés de usar atum para o recheio, pode ser utilizado queijo e presunto, carne moída, ou outro recheio de sua preferência.
2- A assadeira utilizada nesta foto tem em torno de 23cm de diâmetro.
3- A mistura de atum pode ser utilizada como recheio da torta, ao invés de cobertura. Para isso, despeje metade da massa na assadeira, cubra com o recheio e depois, com cuidado, despeje a outra metade.



Receita original do site Panelaterapia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário